Seja bem vindo
Itabirito,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Governo da Itália cogita propor eleição direta para premiê

Fonte: g1.globo.com
Governo da Itália cogita propor eleição direta para premiê


A Itália é parlamentarista desde 1946, e o chefe do governo é indicado pelo partido ou aliança que detém a maioria das cadeiras no Legislativo. Giorgia Meloni durante discurso em 23 de Setembro de 2022
Andreas SOLARO / AFP
O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, disse nesta quarta-feira (31) que o governo italiano deve apresentar em breve uma nova proposta de reforma constitucional que estabelece a eleição direta para premiê.
A Itália é parlamentarista desde 1946, e, até o momento, o chefe do governo é indicado pelo partido ou aliança que detém a maioria das cadeiras no Legislativo.
"Não temos preconceitos, mas parece que se caminha rumo a uma proposta de eleição direta do presidente do Conselho de Ministros (nome oficial da função de premiê), de modo que haja um governo que dure bastante tempo", disse Tajani.
Até o momento, o governo não deu detalhes sobre como o novo regime funcionaria na prática.
Esse modelo seria uma espécie de meio-termo para agradar o governo, que chegou a cogitar a hipótese de presidencialismo, e a oposição, que é contra alterações na função de presidente da República, cargo eleito pelo Parlamento.
Primeira-ministra italiana e o fascismo
Giorgia Meloni, de 46 anos, é uma das principais vozes da extrema-direita aliada ao movimento pós-fascista no país.
A líder do partido herdeiro do Movimento 5 Stelle, MSI, (Movimento Cinco Estrelas), uma formação neofascista fundada depois da Segunda Guerra Mundial pelos simpatizantes de Mussolini, esclareceu em agosto sua controvertida relação com o fascismo, uma vez que concorda com suas políticas, mas defende a democracia.
Apoiadores políticos da extrema direita italiana vão às ruas em Roma
Andreas SOLARO / AFP




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login